S.Pedro... e S. Paulo!



Se calhar poucos sabem mas hoje celebra-se o dia (não só) de S. Pedro e (/mas também) S. Paulo - o dia em que ambos morreram às mãos dos romanos. Dos relatos que nos chegaram, conta-se que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois não se julgava digno de morrer como Jesus. Paulo, por ser cidadão romano, como condenação, foi deecapitado.
Estas, parecem duas histórias tristes de dois heróis que não tiveram um final feliz... Bem pelo contrário, a sua felicidade foi, certamente, muito maior do que a que podemos imaginar - por vezes, mesmo, para nós -; foi construída ao longo de uma vida de descoberta e convivência com o amor, na sua fonte mais pura, nessa via que nos mantém comungantes uns com outros, por Ele; foi redentora pois não se tratou de um fim, este dia, mas da realização plena de um sentido para essa via.
Talvez se procure destacar, neste dia, a imagem de S. Pedro: "a pedra" sobre a qual a Igreja cresceu, a imagem do pescador que se dava inteiramente de corpo e alma. Talvez ainda, porque, em S. Paulo se dá protagonismo à sua conversão (celebrada a 25 de Janeiro), daí que todas as atenções caiam sobre aquele que foi o primeiro Papa. Porém, não serão talvez um sem o outro; o exemplo do cristianismo, da vivência pessoal desta por que aceitamos deixarmo-nos contagiar. Se Pedro é aquele que vemos a partilhar o pão, as palavras, as frases, os sentidos com Jesus, a serenidade inquieta de quem desafia "mostra-nos o Pai" ou de quem responde "Tu sabes que eu Te amo" de quem aprendeu a amar dando o nada que é tudo... já em Paulo reconhecemos o esclarecimento de um vida espiritual una em Cristo, que fervilha na intensidade das suas palavras "É Cristo que vive em mim", que caminha na coragem de ir ao encontro de Jesus, onde quer que ele se encontre e onde quer que Ele deseje que, em Paulo, seja encontrado como rosto visivel do seu Amor para o mundo.
Teremos muito a aprender com estes santos, que se patronizam nos nossos altares, nos nossos totems, mas que devem, antes de mais, inspirarem verdadeira e concretamente a nossa existência em todos os seus sentidos, magnetizando-a em direcção à Estrela Polar das nossas vidas.
photo: emlino ©

Vamos jogar...

"Digo sim ao desafio
De viver com alegria
Este AcaDesporto
Com mil jogos e magia

Não desisto ao perder
Pois interessa mais jogar
Esta é a lição
Que do Acajuv vou levar

Campeonatos e corridas
Golos vou marcar
As diferentes modalidades
Eu vou festejar...

Vamos jogar... este AcaDesporto
És tu e eu... Não fiques parado!
Tu vais ganhar... neste Acajuv
Teu e meu... Crescendo lado a lado!

E no fim vou levar
As conquistas e
amizades
Desta Aldeia do FairPlay
Vou ter saudades

Não desisto ao perder
Pois interessa mais jogar
Esta é a lição
Que do Acajuv vou guardar"

Letra: J.F.Pinheiro/R. Viana

No passado fim-de-semana estiveram acampadas cerca de 600 pessoas no acampamento juvenil da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (3.º e 4.º anos de escolaridade). Destas, cerca de 60 escuteiros em serviço às actividades e à pedagogia em campo.

Todos cantaram estas quadras vezes sem conta....
Será que reflectiram bem no que cantaram?! Ou deixaram estas palavras só para os miúdos das escolas?!
Porque será que estas palavras nunca se aplicam a todos?! Terá de haver sempre alguém do contra?! Com espírito anti-desportista e que prefira o "dopping"?!
Não estaremos nós no escutismo também para nos divertirmos, e para aprender a levar a vida com alegria e boa disposição?!

Porque é que quando alguém quer fazer algo de forma barata (ou gratuita, na maior parte dos casos) e fácil, socorre-se sempre dos escuteiros?!?!

Rock In Rio - Lisboa 2006

Pois é!... Último dia dia do Rock In Rio - Lisboa 2006.... e "Eu Fui".
Mas não fui só eu.... também por lá andavam escuteiros, mais propriamente lobitos, devidamente uniformaizados (uniforme de campo, pois claro! no meio daquele pó todo, so mesmo de calções e tshirt :P). Não deixa de ser curiosa a participação desta secção neste tipo de eventos. Será, esta actividade, considerada uma actividade internacional?!
Estaremos perante um novo tipo de actividades no calendário de actividades das nossas secções?!
Não tenho nada contra..... muito pelo contrário...... (lol) apenas fica em aberto o facto dos custos associados a tal actividade :P
No escutismo estamos a caminhar para actividades onde, a escolha dos participantes começa a ser por questões financeiras em vez do mérito alcançado para a participação nas mesmas.... principalmente a nível Nacional......
Estaremos a caminhar para um "Escutismo de Elite"?! seria este o caminho que BP escolheu ao fundar o escutismo e a recolher os rapazes das ruas?!......

Trepar ao fundo da Barragem


Gostava que este espaço fosse também uma Barragem à correria do dia a dia. Que nos deixássemos repousar nas águas tranquilas dela, fazendo flutuar o nosso corpo ao longo da represa, de papo para o ar, saboreando a calmaria que aquela estrutura física - natural ou artificial - nos proporciona e, de quando em vez, deixarmo-nos mergulhar ao seio daquela mística interior que pulsa em nós como parte integrante da natureza que nos cerca.

Poder sentir-se parte da grandeza daquele volume e da energia que ele contém acumulada, poderá ser uma fonte inesgotável de vida que se gere expontaneamente dentro de nós, porque nos sentimos inseridos nela e percebemos que só dentro dela poderemos construir a nossa vida.
Então, poderemos saltar sobre essa barragem e Trepar por esses nós de núvens, num sonho, onde a vida se expande do amarelo, do verde, do azul e do vermelho, formando um arco-íris que nos traz de volta a esse outro mundo onde a vida também também se joga, bem dentro da nossa imaginação.
Alcançar o topo da árvore que foi plantada é, para além do desafio, uma forma de caminhar para o alto, de manter o nosso olhar elevado.

A Barragem não é só uma forma de parar...

E Trepar não é só uma forma de subir...

Saudações Escutistas! Este blog está criado! Será um ponto de encontro de temática essencialmente escutista... ou não :P
A Barragem e outras formas de Trepar
..... Mas o que é isto?! Barragens.... tudo por onde passamos, ou temos necessidade de passar, não passam de Barragens... obstáculos... E que melhor forma há de os passar se não Trepar?! Trepar.... Trepar e Trepar.... e as Barragens passam a ser apenas passado, e não mais do que isso. É isso que pretendemos com este blog... Ultrapassar obstáculos.... físicos ou imaginários..... Mas, sem dúvida, passá-los..... Porque há, sem qualquer dúvida, muitas Barragens à espera de serem Trepadas!!!

[...]

[...]
Pantera Ágil: e agora?!

Castor Pioneiro: E agora o q?
PA: com o q se começa?!tema?!.... essas coisas
CP: Normalmente põe-se um post a inaugurar mas há quem comece logo de gás...
PA: ok. vou tentar, entao, escrever qq coisa para começar!