Mundo Infinito

"O horizonte do amor é verdadeiramente infinito: é o mundo
inteiro!"

Mística II


- Alguém me perguntou, certa vez, qual era a melhor maneira de uma pessoa ser feliz. E eu respondi-lhe: "faça todos os dias uma boa-acção e tenha um canivete que corte bem.”

Experimentem, rapazes, e verão se é ou não assim...


Baden-Powell

Centenário I

Dia [2] (da Água)


"Água é vida!" Quantas vezes já não ouvimos esta frase?! E certamente mais vezes ainda desrespeitamos este conceito. A Água é essencial à vida (pelo menos à vida que conhecemos). Desde os primórdios, a Humanidade fixa-se onde existe Água. É essencial para o estabelecimento de uma comunidade. No deserto, as aldeias situam-se nos oásis (ou muito perto deles). As gravuras rupestres estão, normalmente, junto de cursos de Água porque era aí que os seus autores se fixavam para poder viver. Hoje em dia fala-se muito da poluição dos recursos aquíferos e da sua limpeza. Porquê?! Porque sem essa limpeza, sem essa Água, é impossível continuar a humanidade... e essa mesma Água é cada vez mais escassa por culpa do ser supostamente o mais inteligente de todos: o Homem! Em certas partes do mundo começa-se a pagar mais caro pela Água do que pelo petróleo. É o bem mais essencial de todos. Sem Água não há plantas, sem plantas não há animais, sem animais e plantas não há Homem.... É a sobrevivência das espécies que está em jogo, em perigo.... Aproveitando o tópico deste blog, o que seria dos Castores sem Água?! e para que serviriam as Barragens?! Apenas para fazer sombra e proteger do vento.

Para os mais poéticos e românticos, sem Água não há ARCO-ÍRIS, orvalho, lágriimas....
Preservemos O bem ESSENCIAL para a nossa Vida!


imagem: http://www.ubp.edu.ar/

Dia [1] (da Floresta)

Quando contemplamos o sol, num entardecer primaveril, descobrimos como somos abençoados por essa luz criadora, geradora de vida, que nos aquece e acaricia a face como um amor louco que abraça. Aí sentimos-nos parte da sua Obra. Mas quando nos encontramos no seio de uma densa floresta, que filtra grande parte da luz, numa penumbra fresca e recolhida, sentimos como ela nos envolve e protege como se fôssemos transportados para a sua natureza de ser criada. É nessa altura que somos chamados a amar e a enraizarmos no nosso coração a ligação de dependência que nos une!

photo: emlino 2005

"Passagem" do "Tempo"

"...estivemos a falar sobre esta coisa extraordinária que é o tempo, tudo o que vivemos e nunca conseguimos agarrar completamente, as coisas a passarem por nós a uma velocidade incontrolável, a escaparem das nossas mãos, a serem tempo, passado, outra vez, depois de terem sido o que éramos nós naquele momento. os nossos dias, os nossos pensamentos, as nossas emoções, o nosso entusiasmo e o nosso cansaço, os almoços "muito em cima da hora", o tal pequeno almoço no café que nunca aconteceu. agora já não são esses os nossos dias. esse, agora, é só tempo que se guardou, inteiro, com todos os momentos e todas as histórias que o fazem ser um tempo, inteiro, para lembrar.
Afinal deve ser essa a única maneira de podermos agarrar o tempo, de não o deixarmos escapar completamente, é vivê-lo tão intensamente que ele fique gravado na nossa memória e na nossa pele, inteiro, presente, impossivel de esquecer."

Mafalda Veiga in Diário

Este poderia ser um desafio para tentarmos viver neste tempo de reflexão pessoal... o de encontrarmos tempo para o encontro com aqueles que transformam a nossa vida. Não precisam de ser grandes transformações, grandes amizades ou paixões,... Simplesmente, aqueles que partilham o seu tempo connosco e que a pouco e pouco, minuto a minuto, hora a hora, dia a dia, tomam naturalmente um lugar na nossa história. Eles fazem parte do nosso passado pois entraram, de alguma forma, nas nossas vidas. Se pensarmos em tempo como algo que nos preenche, então aqui o papel que as pessoas desempenham para que ele seja realmente vivido torna-se fundamental. Se não, quando olhamos para trás para ver o que nos aconteceu na estrada, não veremos mais do que meros buracos vazios na nossa vida.
Seria admirável perdermos alguns segundos, minutos da nossa vida com aqueles que dão sentido às nossas relações, nem que mais não seja durante os momentos que passamos juntos com eles e que as nossas palavras, acções, emoções, sentires se misturam e se tocam.
Este é um tempo propício para alimentarmos e treinarmos isso... de forma a que haja uma verdadeira "Passagem" quando o Tempo se renovar...



Sabática

Será que os dirigentes deveriam poder tirar "licença sabática" das suas secções?!
Seria benéfico para eles e para as respectivas secções?!