85 ANOS


O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foram seus fundadores o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma mantiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20.000 Escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.

Depois de bem documentados regressaram a Braga e rodearam-se de um grupo de 11 bracarenses corajosos e valentes que, a 24 de Maio de 1923, faziam a sua primeira reunião, no prédio n.° 20 da Praça do Município, para estudarem a possibilidade e oportunidade da criação de um grupo de Scouts Católicos em Portugal: Assim nasceu o Corpo de Scouts Católicos Portugueses, cujos estatutos foram aprovados a 27 de Maio desse mesmo ano pelo governador civil de Braga, e confirmados em 26 de Novembro pela portaria n.° 3824 do Ministério do Interior e Direcção Geral de Segurança, começando a partir desse dia a existir oficialmente, com legalidade e personalidade jurídica.

Parabéns a todos aqueles que, de uma forma ou outra, mais ou menos participativos, contribuíram para estes 85 anos de sucesso na formação integral dos jovens.

Baú da Memória

Alguém se lembra disto?
(ai a idade.....)

Viemos de Muitos Lados
Para Habitar um Novo Planeta
Rodeado de Constelações
Visitado por Algum Cometa

Eugénius Viaja Connosco
Através do Tempo nos Guia
Vamos viver Muitas Aventuras
Para recordar no dia-a-dia

Eugénius, Eugénius!
Quero Viajar Contigo
Dar a Volta ao Mundo num Segundo
E Fazer Milhões de Amigos

[...] ?

E Quando Amanhã Formos Daqui
Novas Aventuras Vão Surgir
Sempre da Melhor Vontade
Novos Mundos Vamos Descobrir


Hino dos Lobitos ACANAC 1992 - Tocha - Palheirão

Código dos Furões


Quando pela primeira vez
peguei no livro achei que
aquela introdução me
transportaria para um
mundo muito próprio... foi isso
exactamente que aconteceu.



Hoje retomo a leitura das “Crónicas dos Feitos dos Furões” para fazer chegar até estes que nos lêem, esta forma diferente de escrever... quem sabe se poderá ser usada por alguém... Outras virão...


adaptado de: "Crónicas dos Feitos dos Furões" - Richard Bach
Fotografia: Jeff Vanuga/Corbis para a National Geographic